Causas do VAGINISMO


Por que o vaginismo apareceu em mim?


Calma garota, você não está sozinha no mundo! Muitas meninas apresentam queixas iguais as suas. Você que saber as possíveis causas do Vaginismo, então vamos lá:

ü  Meninas com uma criação familiar mais rigorosa e possivelmente muito religiosa;

ü  Meninas que tiveram uma primeira tentativa de relação sexual traumática;

ü  Meninas que ouviram de amigas histórias mentirosas e “macabras” sobre a perda da virgindade;

ü  Meninas que quando crianças, tinham infecções urinárias recorrentes. Ou que passaram por algum outro problema de saúde na região do períneo, que necessitasse de maior atenção;

ü  Meninas que sofreram algum tipo de abuso ou traumas sexuais.


Geralmente o vaginismo é mais frequente em mulheres jovens, mas aqui no consultório já atendi mulheres com mais de 40 anos. 



E por que eu devo tratar o vaginismo o quanto antes?



No caso das mulheres que possuem um vaginismo severo ao ponto de impedir a realização pelo ginecologista de exames de toque, preventivo de câncer e coleta de material, essas mulheres podem, além de vivenciar sofrimentos ligados à sexualidade, estar expondo-se a riscos como o não diagnóstico preventivo de doenças graves como câncer.


Além disso, o vaginismo é um quadro que causa grande sofrimento e dificuldades interpessoais, na medida em que interfere diretamente no desenvolvimento das relações sexuais. Muitos relacionamentos afetivos ficam abalados fortemente diante da existência desta disfunção. Diante deste quadro não são raros os casos de casamentos não consumados e infertilidade. O vaginismo pode acarretar distúrbios emocionais como a depressão.

Nenhum comentário: